Publicado em

Benefícios de ir a praia

Quase todos gostam de praias, e isso tudo não é só pelas belezas naturais encontradas à beira mar. A praia tem efeitos positivos tanto física quanto psicologicamente.

O fato é que ir a praia nos passa o sentimento de paz e tranquilidade que pode ser ótimo para a mente, reduzindo os níveis de ansiedade e estresse. Além disso, ir a praia pode trazer bem mais benefícios para a mente do que tomar um remedio para memoria, por exemplo.

Confira abaixo alguns benefícios para a saúde quando vamos a praia:

1- Redução do estresse, ansiedade e depressão

Ir a praia ajuda relaxar o corpo. Os efeitos do sol e da água do mar sobre o corpo aliviam o estresse e ansiedade acumulados na agitação da cidade grande.

Quando estamos na praia nos sentimos mais relaxados e em paz. Com isso é liberado mais serotonina que é um hormônio responsável pelo relaxamento e felicidade.

Aumentar o nível da serotonina é primordial para sentimos mais realizados e com bom humor. Baixo nível de serotonina aumenta o nível de estresse e ansiedade. Níveis baixos de serotonina também pode desencadear a depressão que é um distúrbio mental que afeta o lado emocional trazendo sentimentos de inferioridade, tristeza e pessimismo.

2- Melhora a qualidade do sono

Ir a praia também pode trazer benefícios para o sono por que mantêm o nosso corpo mais relaxado.

A a ionização negativa do ar (os átomos que compõem a brisa marítima) influencia positivamente o bem-estar de quem vai à praia.

Essa ionização também ajuda no aumento da serotonina que também estimula as regiões no cérebro que controlam o sono e o despertar. Quanto mais serotonina seu corpo liberar melhor será a qualidade do seu sono.

3- Melhora seus pensamentos

Ir a praia melhora os pensamentosUma coisa você não pode negar: a tranquilidade da praia ajuda a limpar melhor a mente e abordar problemas ou projetos de forma mais criativa.

Com isso a praia ativa um sentimento de calma que nos permite refletir e focar no que realmente precisamos no momento.

O contato com a praia é muito importante para uma vida mais feliz e saudável. E com isso pode mudar sua visão perante a vida e a natureza.

De modo geral, o contato com a praia ajuda melhorar nossos pensamentos e perspectiva perante a diversos assuntos do mundo, melhorando a nossa criatividade.

4- Melhora as articulações

Os passeios à beira-mar, habituais na praia, são muito positivos para as articulações dos pés, dos joelhos e dos quadris, além de manter você em forma.

Além disso, quando passeamos na praia estimulamos melhor a circulação sanguínea. Com uma circulação melhor reduz significativamente o risco de problemas relacionados com pressão arterial alta e doenças cardíacas.

5- Melhor respiração

A qualidade do ar na praia é muito melhor do que a qualidade do ar nas grandes cidades. Por isso, ir a praia é um convite para respirarmos fundo para melhorar a nossa respiração.

Com uma melhor respiração dificultamos o risco de asma, bronquite e outras doenças respiratórias. Além disso, o ar da praia tem íons negativos que trabalham para aumentar a absorção de oxigênio nos pulmões.

6- Aumenta os níveis de iodo

Praia aumenta os níveis de iodoO iodo é um mineral que ajuda o corpo a eliminar toxinas e é aliado do coração. Ele é necessário para a síntese dos hormônios tireoidianos que regularão as funções do organismo, sua deficiência pode levar ao bócio e seu excesso pode causar intoxicação.

E ir a praia ajuda manter os níveis saudáveis de iodo no corpo devido ele estar presente na água do mar. Mantendo os níveis adequados de iodo no organismo, o indivíduo terá também ótimos níveis de energia e taxas metabólicas.

O iodo também pode ajudar no crescimento saudável do cabelo e unhas, além de reduzir os sintomas de doenças fibrocísticas devido ele ter propriedades anticancerígenas.